sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

JESUS CRISTO, O ÚNICO PASTOR
Evangelho de Mateus 23:1-16 diz: "Então, falou Jesus à multidão e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés, estão assentados os escribas e fariseus. Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam. Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los. E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens, pois trazem largos filactérios, alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias, e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens: - Rabi, Rabi. Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. Porém o maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o Reino dos céus; e Nem vós entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso, sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. Ai de vós, condutores cegos!"
O Senhor Jesus Cristo alerta a sua igreja, a estar atenta quanto a imposição dos condutores cegos, escribas e fariseus. Hoje com outros títulos, porém, o modus operandis é o mesmo. Sobrecarregam as ovelhas com pesados fardos. Gostam de serem apercebidos pelos homens, querem ser elevados na sociedade e buscam destaque na carreira política, e a viverem em vida farta, muita abundância material. Gostam de serem chamados Rabi, Mestre, Pastor e Pai. O Senhor nos ensina que quem almejar ser o "maior", que seja o vosso servo.
Evangelho de Mateus 20:25 - 28: "Então, Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal; e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo. Bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos. "
O Senhor Jesus adverte seriamente para que ninguém queirais ser chamado, de Rabi, Mestre, Pastor, porque somente "Ele" é digno desse tratamento e todos os demais sois irmãos.
Sabendo "Ele" ainda da petulância de muitos que querem receber a mesma reverência que o Criador, serem chamados de Pai. Deixou bem claro que Pai é somente Deus que está no céu.
A propósito, sabem o que quer dizer padre nos idiomas espanhol e italiano? Significa pai. E tem alguns que querem receber o mesmo tratamento que Deus.
No Capítulo 34 do livro de Ezequiel, após uma séria advertência e censura do Senhor quanto a conduta dos "pastores" em relação as ovelhas, disse o Senhor: "Levantarei sobre elas um só Pastor, e ele as apascentará, o meu servo Davi, lhes Servirá de Pastor " (Ezequiel 34.23). Profecia referindo-se a Jesus Cristo, que haveria de vir, da descendência de Davi (Mateus 1.1, 6, 16).
Davi disse: "O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará". (Salmo 23.1).
Temos conhecido também alguns líderes de igrejas, que possuem o título de REVERENDO.
Vamos conhecer o significado desse título, em pesquisa realizada nos dicionários da língua portuguesa, Aurélio e Master:
Reverendo: Digno de reverência, respeitoso.
Reverência: Respeito as coisas sagradas, veneração, acatamento, mesura.
Mesura: Inclinação da cabeça e do corpo em reverência a alguém.
Reverenciar: Tratar com reverência, respeitar, venerar, honrar, adorar.
Vejam a incoerência dos que possuem esse título, se a Palavra diz que somente o Senhor é digno, de honra e glória, somente "Ele" é merecedor de adoração, veneração e reverência:
Livro do Apocalipse 4:11 – "Digno és, Senhor, de receber glória e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas e por tua vontade são e foram criadas".
Eis aí a diferença entre reverendo, padre, pastor, etc, e, a simplicidade e humildade da ovelha. O maior privilégio do crente é ser ovelha de Cristo, porque “Ele” virá buscar as suas ovelhas. Vamos meditar na palavra:
No livro de Mateus capítulo 25:31-46, "..quando o Senhor Jesus vier nas alturas com todos os Santos anjos, por ocasião do julgamento, " Ele" separará dos bodes as ovelhas, e porá as ovelhas a direita, mas os bodes ficarão a esquerda, e dirá para os que estiverem a direita, ou seja para as ovelhas, vinde a mim benditos de meu Pai, porque tive fome e deste-me de comer, tive sede e deste-me de beber, estando nu me vestistes, etc".
Percebam que o Senhor está dizendo que virá buscar as ovelhas, porém, os que fizeram caridade, os que amaram o seu próximo com caridade. Quanto aos que não são ovelhas, necessário é que convertam-se para serem arrebanhados pelo único Pastor, Jesus Cristo.
Constantemente vemos homens ungindo homens a pastor, em todas as partes do Brasil e do mundo. Fiéis reverenciando a homens como seu pastor. Será que isso é agradável aos olhos de Deus, ver homens comuns recebendo a mesma reverência que o seu Filho Cristo Jesus, o qual deu o seu sangue numa cruz para remissão dos nossos pecados, tendo ressuscitado ao terceiro dia para a nossa salvação? (Romanos 4.25).
A palavra diz que o servo de Deus tem autoridade para ungir nos casos de enfermidade, ungir no nome do Senhor (Tiago 5.14), mas para ministério, somente Deus ungirá: "O que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus" (II Coríntios 1.21).
I João 2. 20, 27 diz: "E vos tendes a unção do Santo, e sabeis tudo. E a unção que vós recebeste dele fica em vós e não tendes necessidade que alguém vos ensine, mas com a sua unção vos ensina todas as coisas."
A palavra está dizendo que a unção vem de Deus, e não há necessidade de que alguém nos ensine mais nada, porque a unção do Espírito Santo do Senhor nos ensina todas as coisas. Evangelho de Lucas 4:18, disse Jesus: "O Espírito do Senhor é sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração."
Vejam que até mesmo o Senhor Jesus recebeu a unção do "Espírito Santo". Hoje homens promovem e ungem a outros.
Carta aos Hebreus 1:9 "Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria como a nenhum de teus companheiros."
A palavra do Senhor não deixa qualquer dúvida, quem poderá ungir alguém para um ministério, senão Deus?
Carta aos Efésios 4:11-13 "Mas a palavra diz: Ele deu uns para apóstolos, outros para evangelistas, outros para pastores e doutores; querendo o aperfeiçoamento dos Santos para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo; até que cheguemos a unidade da fé, a varão perfeito, a medida da estatura completa de Cristo."
Observem bem que quem está dizendo estas coisas é um apóstolo, ungido por Cristo, ele disse "até que cheguemos a uma fé única, a varão perfeito, a estatura completa de Cristo".
Ele disse estatura completa; não aproximada. Completa na fé, na humildade, na bondade, no poder, na coragem de dar a sua vida na cruz, por nós pecadores. Se os irmãos conhecem algum homem aqui na terra que possui esses dotes, que tenham esse perfil citado na palavra, queira nos apresentar, que nós também teremos o maior respeito, e prazerosamente iremos reverenciá-lo como nosso pastor.
Mas também está escrito: "Obedecei aos vossos pastores e sujeitai-vos a eles" (Hebreus 13.17). Está corretíssimo. Nós, porém, temos como Pastor o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. É a "Ele" que nós obedecemos, é a "Ele" que depositamos a nossa confiança, é a "Ele" que nós nos sujeitamos em todas as coisas.
Evangelho de João 10.11-13, disse Jesus: "Eu sou o bom Pastor, e dou a minha vida pelas minhas ovelhas, mas o mercenário, vê vir o lobo e foge, e o lobo as arrebata; mas foge porque não é pastor, é mercenário." (mercenário quer dizer o que trabalha por dinheiro, ganancioso)
Evangelho de João 10:16 "Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também, me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor."
O Senhor Jesus afirma com toda certeza que "Ele" é o único Pastor, e que lhe convém agregar outras ovelhas que ainda não fazem parte do seu rebanho. Eis aí o porque devemos confessar somente Cristo como nosso único Pastor.
Alguns contestam dizendo que um rebanho e um Pastor só ocorrerá na vinda de Cristo. Vamos meditar e observar o que disse o Senhor:
Evangelho de Lucas 20:35,36, disse Jesus para os saduceus que o interrogavam referente a ressurreição: "Os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição do mortos, nem hão de casar, nem serão dados em casamento; Porque já não podem mais morrer, pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição."
A Palavra do Senhor diz que somos ovelhas somente aqui na terra, porque na vida futura seremos semelhantes aos anjos.
I Pedro 2:24, 25 diz: "Levando "Ele" mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça, e pelas suas feridas fostes sarados. Porque éreis como ovelhas desgarradas, mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas."
A palavra diz que Cristo levou em seu corpo os nossos pecados, cravando-o no madeiro, porque andávamos como ovelhas desgarradas, mas agora temos voltado ao Pastor, referindo ao Senhor Jesus Cristo como único Salvador das nossas almas.
Agora prestem muita atenção no que diz a palavra do Senhor no livro do Eclesiastes 12:11: "As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos bem fixados pelos mestres das congregações, que nos foram dadas pelo único Pastor."
O ministério dos presbíteros
O Evangelho fala do pastor, referindo-se a alguém que apascenta um rebanho, certamente é pastor. Porém, precisamos evidenciar que somente o Senhor Jesus Cristo é digno desse tratamento. Semelhantemente, somente doze discípulos de Cristo receberam o Título de Apóstolos, bem como somente Deus poderá ser chamado "Pai".
A liderança sobre as igrejas que hoje é realizada pelos chamados pastores, no Evangelho de Cristo era exercida pelos bispos e presbíteros (Atos 20:28, I Timóteo 3:2, Tiago 5:14 e I Pedro 5:1-3). Porém, o homem é o responsável por essa mudança, tanto que na carta a Tito (TI 1:5-9), a Palavra manda estabelecer Presbítero ou Bispo nas igrejas, e ainda traça o perfil desses: "Que sejam irrepreensíveis, marido de uma mulher, que tenham filhos fieis, que sejam justos, moderados, santos, que não possam ser acusados de dissolução, que não sejam soberbos, não dados ao vinho, nem agressivos, e nem de torpe ganância, ou ambiciosos."
I Pedro 5:1 e 2 diz: "Aos presbíteros que está entre vós, apascentai o rebanho de Deus, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto."
Tiago 5.14 diz: "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja e orem sobre ele."
Em conformidade com o texto sagrado, será que nas igrejas poderá existir algum ministério superior a Presbítero? Cremos que sim. Apenas o ministério do Sumo Pastor, o nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.
Rogamos que esses presbíteros tenham as características citadas na palavra, porque quando a palavra diz não por torpe ganância, mas de ânimo pronto, está referindo-se aos mercenários, os que trabalham por dinheiro, tanto que ainda alerta, que sejamos voluntários para fazer a obra do Senhor.
VOLUNTÁRIO: Que procede espontaneamente, condicionado a vontade própria, que não há coação e nem gratificação pelo serviço prestado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário